loader

Você sabia que o Cacau possui canabinóides miméticos?

  • Home    /
  •    Notícias    /
  • Você sabia que o Cacau possui canabinóides miméticos?
Você sabia que o Cacau possui canabinóides miméticos?

,

,

O Chocolate, advém da palavra asteca xocolatl, sendo xococ (amargo) + atl (água). Data-se que este fruto de uma delgada polpa branca com sementes marrons e amargas, começou a ser cultivado e valorizado como uma bebida sagrada pelos maias  entre 250 d.C. e 900 d.C.  Em 1753 o cientista sueco Carl Linnaeus nomeou o fruto de Theobroma cacao, que significa “alimento dos deuses”, conforme a ancestral cultura maia o considerava.

 

O Brasil, que já foi o maior exportador mundial de Cacau no início do século XX, após crises, pragas e aumento da concorrência, está em sétimo lugar no ranking internacional de produção e exportação dessa commodity. Contudo, isso pode mudar muito em breve. Resultante da crise do cacau na África, o custo do cacau subiu para mais de 10.000 dólares por tonelada, essa semana, oferecendo ao Brasil, Equador, Peru e Indonésia a oportunidade do “boom do cacau”.

 

O Para e a Bahia se destacam na produção e exportação do cacau nacional, considerando que a Bahia, em especial o litoral Sul, entre Ilhéus e Canavieiras liderou a produção nacional do Cacau por quase um século (1890-1989), ficando em segundo lugar após a praga da vassoura de bruxa do final dos anos 80. O habitat natural do cacaueiro é o de uma floresta tropical perene, com temperaturas 32 °C e 18°C e umidade relativa mínima de 70%, sendo a cabruca ou a agrofloresta tradicional a melhor forma de cultivo orgânico.

 

O cacau contém 40-50% de gordura, como manteiga de cacau, com aproximadamente 33% de ácido oleico, 25% de ácido palmítico e 33% de ácido esteárico e polifenóis entre eles as catequinas (37%), antocianidinas (4%) e proantocianidinas (58%).  Os polifenóis contidos no grão, provocam o sabor amargo, e torna o cacau uma das fontes dietéticas, mais ricas em antioxidantes. Rico em minerais como o potássio, fósforo, cobre, ferro, zinco e magnésio, o cacau também dispõe de teobromina, cafeína e proteínas.

 

Alguns autores demonstraram que as procianidinas do licor de cacau reduziram significativamente a incidência e a multiplicidade de carcinomas pulmonares e diminuíram os adenomas da tireoide desenvolvidos em ratos machos, e inibiram a tumorigênese mamária e pancreática em ratas, reduzindo também a atividade do fator de crescimento endotelial vascular e consequentemente a atividade angiogênica associada ao tumor.

:: LEIA MAIS »

 

Publicada por: Pr Elias

BAIXE NOSSO APP

Utilize nosso aplicativo para escutar PORTAL PROEVES direto de seu dispositivo movel.

img

Copyright © 2024 PORTAL PROEVES. Todos os direitos Reservados.