Tempo de leitura: 2 minutos
Nesta segunda-feira (2), a UnexMED anunciou que passará a oferecer, regularmente, o curso de Suporte Básico de Vida, o Basic Life Support (BLS), com certificação internacional, para todos os alunos ingressantes no curso de Medicina, a partir de 2025. Emitida pela American Heart Association (AHA), a certificação tem carga horária superior a 20 horas e torna-se diferencial da formação médica da UnexMed.
O curso de BLS ensina técnicas como reanimação cardiopulmonar (RCP), manobras para desobstrução das vias aéreas e o uso do desfibrilador externo automático (DEA). Segundo a American Heart Association (AHA), intervenções rápidas podem dobrar ou até triplicar as chances de sobrevivência de uma pessoa em parada cardiorrespiratória.
Com uma abordagem que une teoria e prática, o curso é conduzido por instrutores certificados e utiliza simuladores realistas para criar cenários próximos aos encontrados na vida real. Os participantes são treinados para agir em diversas situações, como parada cardiorrespiratória, ataque cardíaco, obstruções respiratórias e até acidentes vasculares encefálicos (AVE).
“O BLS é uma ótima oportunidade para profissionais que já atuam na saúde, bem como aqueles que pretendem optar por uma segunda graduação na área médica”, afirma o diretor-geral de Medicina da UnexMED, o médico Lino Sieiro Netto.
SAÚDE PÚBLICA
O curso, avalia, reflete o compromisso da UnexMED em fortalecer a saúde pública, capacitando estudantes e profissionais para atuar com excelência tanto no contexto hospitalar quanto na comunidade. “Para nós, que trabalhamos com saúde, é fundamental saber realizar uma ressuscitação quando necessário. Estudantes que também estão na fase de aprendizado, também podem adquirir conhecimentos importantes para a carreira profissional”, afirma Lino Sieiro.
O curso de BLS, diz, é indispensável por ir além do ensino de habilidades técnicas e ter impacto direto na comunidade ao capacitar profissionais para atuar em situações de emergência. Além disso, fortalece carreiras, sendo um requisito indispensável para funções em UTIs, prontos-socorros e no transporte de pacientes. Na UnexMED, o curso reflete a abordagem humanística da instituição, integrando uma visão de cuidado centrado no paciente e promovendo impacto social positivo.