loader

STF INTIMA BOLSONARO A EXPLICAR ESTADIA NA EMBAIXADA HÚNGARA

  • Home    /
  •    Notícias    /
  • STF INTIMA BOLSONARO A EXPLICAR ESTADIA NA EMBAIXADA HÚNGARA
STF INTIMA BOLSONARO A EXPLICAR ESTADIA NA EMBAIXADA HÚNGARA
Viktor Orbán em visita a Bolsonaro, em 2019 || Foto Marcos Corrêa/Presidência da República
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Supremo Tribunal Federal deu prazo de 48h para que a defesa de Jair Bolsonaro explique por que o ex-presidente hospedou-se na Embaixada da Hungria, em Brasília, de 12 a 14 de fevereiro deste ano. A notícia de que o membro do Partido Liberal esteve na sede da representação do país europeu foi divulgada pelo The New York Times, nesta segunda-feira (26).

A reportagem do jornal norte-americano exibiu imagens de câmeras de segurança do prédio. Nelas, Bolsonaro aparece entrando na Embaixada, acompanhado pelo embaixador Miklós Halmai. O Ministério das Relações Exteriores do Brasil convocou o diplomata estrangeiro para explicar o motivo da estadia do ex-presidente.

De acordo com a defesa de Bolsonaro, ele dormiu duas noites na Embaixada manter contato com autoridades húngaras.

“Nos dias em que esteve hospedado na embaixada magiar [húngara], a convite, o ex-presidente brasileiro conversou com inúmeras autoridades do país amigo atualizando os cenários políticos das duas nações. Quaisquer outras interpretações que extrapolem as informações aqui repassadas se constituem em evidente obra ficcional, sem relação com a realidade dos fatos e são, na prática, mais um rol de fake news”, disseram os advogados do ex-presidente, alvo de cinco inquéritos criminais no STF.

“ESCONDIDO”

O título da matéria do NYT aponta que Bolsonaro ficou “escondido” no prédio. O ex-presidente teve o passaporte apreendido na Operação Tempus Veritatis, deflagrada pela Polícia Federal no dia 8 de fevereiro. Em reação, ele convocou apoiadores para ato na Avenida Paulista, em São Paulo. Fez a convocação no dia 12 de fevereiro e, horas depois, seguiu para a Embaixada da Hungria.

O país da Europa Central é governado por Viktor Orbán, líder de extrema-direita que exerce o quarto mandato consecutivo de primeiro-ministro. Ele também governou o país de 1998 a 2002.


Publicada por: Pr Elias

BAIXE NOSSO APP

Utilize nosso aplicativo para escutar PORTAL PROEVES direto de seu dispositivo movel.

img

Copyright © 2024 PORTAL PROEVES. Todos os direitos Reservados.