Alvo de um pedido de abertura de inquérito feito pela Procuradora-Geral da República (PGR), o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, quer ser ouvido pelo órgão para apresentar seus esclarecimentos. A defesa de Salles enviou uma petição sobre o assunto ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
O pedido de abertura de inquérito é assinado pelo vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, e teve teve por base uma notícia-crime apresentada pelo delegado Alexandre Saraiva, ex-chefe da Polícia Federal no Amazonas. Ele foi exonerado do cargo após acusar Salles de obstrução em uma investigação ambiental e ainda de favorecer madeireiros investigados pela PF.
Em sua solicitação, Salles pediu que o inquérito seja enviado ao procurador-geral da República, Augusto Aras, para que ele promova a “oitiva do peticionário [Salles], juntamente com representante da Polícia Federal, e os fatos sob investigação possam ser cabalmente esclarecidos o mais rápido possível”.
O pedido de abertura de investigação pela PGR foi enviado à ministra Cármen Lúcia. Nele, é solicitada a autorização para convocar depoimentos do ministro, de proprietários rurais e de agentes de fiscalização do Ibama e da PF. É solicitada também permissão para acessar a cópia dos procedimentos de fiscalização e investigação relativos a supostos ilícitos ambientais.
Além de Salles, o pedido de investigação tem como alvo o senador Telmário Mota (PROS-RR).
Publicada por: Pr Elias
Utilize nosso aplicativo para escutar PORTAL PROEVES direto de seu dispositivo movel.
Copyright © 2024 PORTAL PROEVES. Todos os direitos Reservados.