A federação formada pelo PSOL e Rede oficializou, neste domingo (4), em convenção na Câmara de Vereadores, a candidatura da professora Cleonice Monteiro à Prefeitura de Itabuna. O evento foi aberto com uma exibição do grupo de Capoeira Raça, que tem como mestra Vanessa Midlej, vice na chapa encabeçada por Cleonice.
O evento contou com a participação de líderes comunitários, representantes de diversas entidades, artistas, candidatos a vereador e vereadora e simpatizantes dos dois partidos. Além de individuais, foram apresentadas candidaturas coletivas, formadas por grupos de três pessoas. Neste formato, o grupo faz campanha em conjunto e, caso eleito, assume coletivamente a cadeira.
A convenção durou mais de duas horas, com espaço concedido para representantes dos mais diferentes grupos e para os candidatos a vereador. No segundo momento, foi a vez da candidata a vice na chapa PSOL-Rede, Vanessa Midlej, discursar cobrando mais políticas públicas para os moradores da periferia da cidade, principalmente ações para os jovens.
Declarando-se evangélica progressista, a candidata Cleonice Monteiro foi a última a falar ao público. Pregou respeito às diversidades e mais investimentos na educação, saúde, esportes, infraestrutura e políticas públicas voltadas para as mulheres. “Uma das medidas do nosso governo é criar a Secretaria de Políticas para as Mulheres. Vamos promover mais ações voltadas para esse público, maioria da população do nosso município”, disse ao PIMENTA.
Nascida em Itabuna, mãe de quatro filhos, Cleonice Monteiro é professora e teóloga. Ela destacou que sempre militou na esquerda. Por isso, fez a escolha pela única opção que representa, segundo ela, os projetos capazes de melhorar a qualidade de vida da população do município do sul da Bahia. “Espero e confio que as mulheres de Itabuna marchem conosco para que possamos viabilizar o nosso projeto”, afirmou ao site.