Em dez anos de operação, a Largo Vanádio de Maracás, mineradora situada no Centro-Sul baiano, segue investindo na melhoria e inovação dos seus processos. Prova disso é que a empresa foi reconhecida no 26º Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica 2024, da revista Minérios e Minerale, pelo projeto “Uso de machine learning substitui ensaios em laboratório de mineração”. A premiação aconteceu em Belo Horizonte (MG), no mês de junho, durante o 15º Workshop Opex 2024 – Redução de Custos na Mina e na Planta.
O projeto da Largo utiliza a Inteligência Artificial (IA) e permitiu a diminuição de custo do laboratório em 21%, reduzindo o consumo de insumos e horas trabalhadas necessários de processos minerários como a realização dos ensaios de concentração magnética e fluorescência de raio X.
O autor do projeto, o Analista de PCP da Largo, Felipe Carvalho, explica que o ramo da mineração ainda utiliza a Inteligência Artificial (IA) de forma tímida, mas acredita que o uso da IA no seu cotidiano pode ajudar a alcançar melhores resultados e alavancar a capacidade do setor. “Esse prêmio é o reconhecimento de tantos anos de dedicação e reforça a importância de sempre buscar a excelência nas entregas. Dentro da Largo, temos muitos outros projetos como este, então, espero que o prêmio sirva de combustível para outros colegas”, diz o analista.
Publicada por: Pr Elias
Utilize nosso aplicativo para escutar PORTAL PROEVES direto de seu dispositivo movel.
Copyright © 2024 PORTAL PROEVES. Todos os direitos Reservados.