A pedagoga Jamile Silva Santos Costa batalhou por 10 anos para vencer a fila da cirurgia bariátrica e assegurar mais qualidade de vida. Bem acima do peso, com hipertensão, hipotireoidismo e sofrendo com problemas nas articulações, ela sempre esbarrou na falta de recursos financeiros e na dificuldade para conseguir uma vaga pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A esperança de Jamile Silva aumentou quando recebeu a confirmação de que seria uma das pessoas contempladas no mutirão da Prefeitura de Itabuna, Santa Casa de Itabuna e Instituto de Cirurgia Bariátrica Metabólica. Com recursos financeiros do Ministério da Saúde, as cirurgias foram iniciadas no sábado (27), no Hospital Calixto Midlej Filho (HCMF), com procedimento realizado em 25 pacientes, que receberam alta médica 24 horas depois. A meta é atender 60 pacientes por mês.
A pedagoga está entre os selecionados pelo município que devem ser submetidos a cirurgia nos próximos dias. “Sofro com uma série de complicações de saúde por causa da obesidade. Além de hipertensão e hipotireoidismo, tenho desvio na coluna. Já perdi um rim. Tudo isso por conta da obesidade. Estou muito confiante que minha vida será muito mais fácil depois dessa cirurgia”, relata Jamile Silva.
Publicada por: Pr Elias
Utilize nosso aplicativo para escutar PORTAL PROEVES direto de seu dispositivo movel.
Copyright © 2025 PORTAL PROEVES. Todos os direitos Reservados.