Não adiantou o governo do estado tentar manter os dias de carnaval como úteis, para evitar festas. Várias cidades tem acordos com os comerciários há décadas, transformando a segunda e terça, que não são feriado oficial por lei, em feriado informal.
O Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista de Itabuna, o Sindicom, e o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Itabuna já tinham acertado a folga. Eles confirmaram que o comércio não funcionará na segunda dia 28 nem na terça-feira 1 de março. Só volta na quarta-feira de cinzas, como nos outros anos.
Este acordo faz parte de um planejamento do comércio em torno dos feriados e datas promocionais. O trabalho cumprido nos sábados que antecedem o Dia das Mães e o Dia dos Namorados é trocado pela folga nos sábado e na segunda-feira de carnaval que não são feriados. Isso evita o pagamento de horas extras.
Já a terça-feira fica fora do cálculo e os empregados devem compensar 8 horas de trabalho em outros dias, desde que seja quitado até junho, explica o presidente da ACI, Mauro Ribeiro. “Carnaval não é feriado. O comércio não funciona por conta de um acordo entre os sindicatos [patronais e de trabalhadores”.
No caso do Shopping Jequitibá, o funcionamento será restrito na segunda e terça-feira, se limitando à praça de alimentação, academia, farmácia e o Big Bom Preço. As repartições públicas estaduais vão atender normalmente, por força de um decreto do governador, mas as municipais e os bancos ficam fechadas.
Publicada por: Pr Elias
Utilize nosso aplicativo para escutar PORTAL PROEVES direto de seu dispositivo movel.
Copyright © 2024 PORTAL PROEVES. Todos os direitos Reservados.