Ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM – sigla em inglês) estão no centro dos avanços em inovação e tecnologia. No entanto, as mulheres – metade da população global – estão sub-representadas nesses campos. Em resposta ao cenário desafiador que abrange a exclusão de meninas e mulheres nessas áreas no Brasil, o Projeto #EDUCASTEM2030, lançado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), visa estimular meninas e mulheres a seguirem carreiras das áreas STEM.
A iniciativa despertou o interesse da TV estatal chinesa CGTN, que está produzindo o documentário “Her”, com experiências mundiais. A produção conta com a participação de cientistas renomadas, como a biomédica Jaqueline Goes, que liderou a equipe que sequenciou o genoma do coronavírus.
O Brasil terá as histórias de duas estudantes brasileiras de Engenharia de Produção da Bahia. Uma delas é Tainá Caldas de Jesus, estudante da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus-BA; a outra é Fabiana Machado, da cidade de Catu, também na Bahia, ambas com 19 anos. As demais personagens serão do Paquistão e da Tanzânia. O documentário tem previsão de estreia para outubro de 2023 na CGTN e também deverá ser exibido no Brasil.
Sábado (29), uma equipe da Unesco no Brasil composta por Maria Rehder, George Patiño, coordenada por Mariana Braga, oficial de Programa do Setor de Educação, estiveram no campus da Uesc para uma entrevista com a estudante Tainá e a coordenadora do curso de Engenharia de Produção, a professora Dra. Aline Patrícia Mano.
Publicada por: Pr Elias
Utilize nosso aplicativo para escutar PORTAL PROEVES direto de seu dispositivo movel.
Copyright © 2024 PORTAL PROEVES. Todos os direitos Reservados.