loader

Lira: Não há previsão de tratar reforma ministerial com Lula

  • Home    /
  •    Notícias    /
  • Lira: Não há previsão de tratar reforma ministerial com Lula
Lira: Não há previsão de tratar reforma ministerial com Lula

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou, nesta terça-feira (15), que não há perspectiva de se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para tratar da reforma ministerial negociada pelo governo para acomodar o Centrão.

O Palácio do Planalto já confirmou que os deputados André Fufuca (PP-MA), correligionário de Lira, e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) entrarão na Esplanada, mas Lula ainda não definiu quais pastas serão entregues a esses partidos.

– Não tem nenhuma perspectiva de conversa com Lula para isso. Nós estamos falando sempre por telefone, para a insatisfação de muita gente, inclusive de algumas pessoas que gostam de vazar notícias falsas – disse Lira a jornalistas.

– O presidente Lula tem que tratar com os líderes e presidentes de partidos no tempo dele. Não há nenhuma pressão com relação a isso. Eu trabalho sempre para que o governo tenha a maioria que precisa. Agora, sustentabilidade de governo quem tem que tratar é o governo. Há que se dar um tempo – afirmou o presidente da Câmara.

A mudança na Esplanada começou com a troca de Daniela Carneiro por Celso Sabino no Ministério do Turismo a pedido do União Brasil, mas a demora para o desfecho da reforma ministerial tem irritado o Centrão.

Além disso, os deputados ainda reclamam da demora na liberação de emendas e dizem, nos bastidores, que o governo tem uma “fatura a pagar” após a aprovação de projetos importantes, como o que retoma o voto do governo nos julgamentos do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf).

– É um processo que aconteceu em todos os governos, da democratização até agora, é o famoso problema dos governos de coalizão. O governo se elegeu, não elegeu maioria no Congresso, e tem que fazer essa maioria de uma maneira organizada – comentou Lira sobre as negociações de Lula para acomodar mais partidos no governo.

Em meio à indefinição sobre a reforma ministerial, a pauta econômica está travada. Também causou desgaste para o Planalto as declarações do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sobre o que chamou de “poder muito grande” da Câmara.

Lira disse, contudo, que o arcabouço fiscal pode ser votado no plenário da Casa na próxima terça-feira (22) se houver consenso sobre a emenda do Senado que autoriza a previsão de despesas condicionadas no Orçamento de 2024.


Publicada por: Pr Elias

BAIXE NOSSO APP

Utilize nosso aplicativo para escutar PORTAL PROEVES direto de seu dispositivo movel.

img

Copyright © 2024 PORTAL PROEVES. Todos os direitos Reservados.