O sul da Bahia perdeu, nesta terça-feira (7), uma médica pioneira nas especialidades de ginecologia e obstetrícia. Aos 99 anos, morreu em Itabuna a médica Cháritas Gonçalves Fiterman, viúva de Boris Fiterman, irmão do ex-prefeito Simão Fiterman. Os irmãos também foram médicos e deram grande contribuição para a medicina da Bahia.
A médica Cháritas Fiterman fez história na medicina baiana. Ela e o esposo tiveram atuação de destaque na Casa de Saúde São Lucas, que funcionou na Rua Paulino Vieira, no centro de Itabuna. O casal também está entre os fundadores do Hospital São Lucas, construído no bairro Santo Antônio. Atualmente, a unidade de saúde é administrada pela Santa Casa e está em fase de expansão dos serviços.
Há pouco mais de dois anos, a médica Cháritas Fiterman relatou aos jornalistas Lucas França e Ailton Silva, que gravaram um documentário para a Santa Casa de Itabuna, como funcionava a Casa São Lucas, que era mantida basicamente com recursos das pessoas com maior poder aquisitivo, principalmente coronéis do cacau e comerciantes. Ela também falou sobre as reuniões que antecederam a construção do Hospital São Lucas.
Publicada por: Pr Elias
Utilize nosso aplicativo para escutar PORTAL PROEVES direto de seu dispositivo movel.
Copyright © 2025 PORTAL PROEVES. Todos os direitos Reservados.