O prefeito Augusto Castro exonerou Marcone Amaral da presidência da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (Fasi), responsável pela administração do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, que pertence ao município. A decisão foi publicada na edição de hoje (2) do Diário Oficial do Município. O ex-prefeito de Itajuípe e correligionário de Augusto no PSD estava no cargo desde junho passado.
Segundo suplente do PSD na Assembleia Legislativa da Bahia, Marcone Amaral vive a expectativa de ocupar, a partir de 2025, uma cadeira do Partido na Alba. O ex-jogador do Vitória desse assumir a vaga aberta com a iminente renúncia do deputado estadual Eures Ribeiro, que foi eleito prefeito de Bom Jesus da Lapa.
Além da renúncia de Eures, a ascensão de Marcone também depende da reforma administrativa que deverá ser feita, em breve, pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT). Cabe ao chefe do Executivo baiano decidir se a primeira suplente do PSD na Alba, Jusmari Oliveira, permanecerá na Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado. Segundo Marcone, a articulação tem o aval do senador Otto Alencar, presidente do PSD na Bahia.