loader

ITABUNA: “GERALDO MERECE VOLTAR A SER PREFEITO”, DIZ PRESIDENTE JACKSON DO PT

  • Home    /
  •    Notícias    /
  • ITABUNA: “GERALDO MERECE VOLTAR A SER PREFEITO”, DIZ PRESIDENTE JACKSON DO PT
ITABUNA: “GERALDO MERECE VOLTAR A SER PREFEITO”, DIZ PRESIDENTE JACKSON DO PT

O presidente do diretório local de Itabuna do Partido dos Trabalhadores (PT), Jackson Moreira, participou, neste sábado, 04/11, do programa Café iPolítica na Interativa FM, apresentado por Ricky Mascarenhas e Naty Almeida, com flashes ao vivo direto do Boteco Gaúcho comandados por Eric Thadeu.

Adentrando a pauta da entrevista, que foi um dos assuntos mais comentados da semana nos blogs, sites e meios de comunicação em Itabuna e região, Moreira apontou o que, em sua visão de presidente de diretório, é errôneo do que aconteceu na cidade, no último sábado, 28/11, no Plenário Raymundo Lima, da Câmara de Vereadores.

“Passamos o mês de outubro informando o que aconteceria no dia 28, que era reintronizar os dirigentes dos partidos (orientação nacional), ratificar os dirigentes que foram votados em 2019, preparar um momento com os novos filiados. Dentre outras coisas, está no calendário nacional o calendário a escolha de pré-candidaturas (escolher candidatura própria ou candidatura de terceiro)”, introduziu.

Explicou também que a plenária poderia decidir, naquela data, se o partido lançaria uma candidatura própria ou de um terceiro, desde que houvesse consenso de dois terços dos membros da executiva municipal para qualquer uma das decisões (maioria ampla), o que, segundo ele, não aconteceu.

Alguns integrantes da executiva, no entanto, procederam a confecção de uma ata informando que o diretório municipal decidira, ali, pelo não lançamento de uma candidatura própria e pelo apoio à reeleição do prefeito Augusto Castro (PSD).

“Nossa executiva municipal possui 24 membros e seriam necessárias as assinaturas dessas 24 pessoas, indicando como cada uma delas se posiciona sobre esse tema. O documento, além de não possuir as 24 assinaturas, para compor uma maioria, precisaria de pelo menos 16 (2/3). É o que reza o regimento”, explicou.

Disse que encaminhou a ata para a executiva estadual do partido e que esta orientou o não-acatamento da interpretação posta pelo grupo liderado pelo vereador Manoel Porfírio (PT). “Nessa circunstância, temos até o dia 15 de abril de 2024 para decidirmos, juntos aos cinco mil filiados do nosso diretório se teremos candidato próprio”, explicou.

Questionado pelo âncora Ricky Mascarenhas sobre as sucessivas derrotas, com votações cada vez mais inexpressivas de 2004 para cá, Jackson disse que “Geraldo Simões, único nome do PT até então colocado como pré-candidato, merece voltar a ser prefeito, pois fez as duas melhores administrações da história de Itabuna, tanto na Saúde, quando na Educação. O nosso secretário da Educação foi tão bom, que virou secretário de Educação do Estado da Bahia, o saudoso Adeum Sauer”, pontuou.

Sobre pesquisas que indicam falta de coeficiência eleitoral para viabilizar a eleição de Simões, Moreira disse que esse não é o momento de olhar para as pesquisas de intenção de votos, e sim, para as pesquisas de rejeição popular e que, segundo ele, o prefeito de Itabuna possui 70% de rejeição do seu nome e 80% de rejeição do seu modo de governar.

Jackson analisou ainda o momento político que pode colocar Itabuna num cenário ímpar de governabilidade tendo um prefeito do PT, um governador do PT e um presidente do PT, finalizou.


Publicada por: Pr Elias

BAIXE NOSSO APP

Utilize nosso aplicativo para escutar PORTAL PROEVES direto de seu dispositivo movel.

img

Copyright © 2024 PORTAL PROEVES. Todos os direitos Reservados.