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Ilhéus, 489 anos de história: desafios para o futuro!

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Ilhéus, 489 anos de história: desafios para o futuro!

Com uma riqueza que integra a história, a geografia privilegiada, a cultura, a biodiversidade e a economia, Ilhéus completa neste 28 de junho, 489 anos de existência.

 

Ilhéus, com sua sede política administrativa composta por 27 bairros, além dos seus 11 distritos em uma vasta zona rural, faz limite com nove municípios, sendo sua área litorânea a maior do Estado, constituindo-se assim num dos municípios mais importantes da Bahia. A Princesinha do Sul, como é carinhosamente conhecida, tem muito a comemorar, mas também muito a refletir sobre seu passado, presente e futuro.

 

Às vésperas de completar 500 anos, Ilhéus passou ao longo de sua história, por momentos de expansão e de crises econômicas, algumas delas narradas por uma variedade de escritoras e escritores, com destaque para o nosso Amado Jorge, homenageado em três equipamentos importantes para o transporte e a logística de Ilhéus: o aeroporto, a rodovia Ilhéus-Itabuna e a ponte estaiada Centro-Pontal. Esses três equipamentos nos ligam com o mundo, mas efetivamente o que ajuda a levar o nome de Ilhéus ao mundo, é a sua literatura, aliás, Jorge Amado é membro fundador da prestigiosa Academia de Letras de Ilhéus.

 

Após a última grande crise da lavoura cacaueira, Ilhéus teve que se reinventar. O município outrora exportador de cacau em amêndoas passou a produzir chocolate, agregando valor ao produto primário e realizando o seu próprio Festival Internacional, explorando de forma mais profissionalizada o seu potencial, ao mesmo tempo em que buscou alternativas econômicas para seu desenvolvimento, como por exemplo a criação do polo de informática.

 

Nos últimos anos, o município, foi impulsionado por investimentos do Governo do Estado, como: a BA-649 – a nova rodovia Ilhéus-Itabuna que está sendo construída; a ponte estaiada Centro-Pontal; a construção dos hospitais Regional Costa do Cacau e Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio; a duplicação da BA 001 – trecho Pontal-Cururupe; a requalificação da Zona Norte, dentre outras parcerias dos Governos Estadual e Federal com o setor privado que viabilizam a Fiol (Ferrovia Oeste-Leste) e o Porto Sul. Este boom de investimentos públicos estimulou outros implementados pelo setor privado, destacando-se setores como a construção civil, o turismo, o comércio, a educação superior e a retomada do polo industrial.

 

Esses investimentos, tão importantes e necessários, trazem consigo bônus e possíveis ônus. Neste sentido, obras estruturantes são necessárias para minimizar impactos negativos, mas principalmente para proporcionar uma melhor qualidade de vida para a nossa população e para os turistas.

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Publicada por: Pr Elias

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