Itabuna deu um passo importante na assistência médica, iniciando no Hospital de Base o Programa de Telemedicina em UTI, criado pelo Ministério da Saúde para uso no SUS. A experiência começou a ser implantada em outubro e é feita em parceria com seis hospitais na experiência no tratamento de pacientes complexos.
O projeto tem como objetivo fornecer mais tecnologia e capacitação profissional para os médicos e as equipes do hospital. Ele é liderado pelo Hospital do Coração de São Paulo e está acontecendo na UTI 1 do Base com visitas online, de segunda a sexta-feira.
Durante uma hora, a equipe do setor discute com a equipe do HCor sobre exames, condutas, formas de tratamento, formas de cuidados e terapia, ampliando as opções de cuidado para o paciente, explica o supervisor médico do HB, Fernando Alves Jr.
Ele comenta que parcerias assim trazem mais tecnologia e qualificação para os profissionais do hospital. Já o diretor técnico, Paulo Medauar acredita que o Programa de Telemedicina veio para somar forças e tem vários benefícios tanto para o HBLem quanto para seus pacientes.
“Isso vai permitir a produção diária e mensal de indicadores, através de uma plataforma disponibilizada pelo HCor, como taxa de mortalidade, tempo de permanência, infecções, entre outros, para um diagnóstico mais preciso das características dos pacientes e a sua melhoria contínua”.
O enfermeiro e consultor do HCor Américo Júnior, que esteve no HBLem com a enfermeira da TeleUTI Ariane Salles, informou que “o programa é eminentemente educacional e fornece suporte técnico de médicos, fisioterapeutas e enfermeiros especialistas em terapia intensiva”.
Publicada por: Pr Elias
Utilize nosso aplicativo para escutar PORTAL PROEVES direto de seu dispositivo movel.
Copyright © 2025 PORTAL PROEVES. Todos os direitos Reservados.