O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), chamou os ministérios do Meio Ambiente, Minas e Energia, Ibama e Petrobras para uma reunião na tarde desta terça-feira (23) em busca de uma mediação do que já se tornou um embate dentro do governo: a controvérsia em torno da exploração de petróleo na foz do Amazonas.
Segundo Rui, o governo busca uma abordagem abrangente, pautada por normas e regulamentações, evitando posições excessivamente ideológicas. “Não é verdade que qualquer tipo de exploração causa danos irreversíveis”, defendeu o ministro à colunista Ana Flor, do G1.
“O pedido da Petrobras, que deve seguir as normas legais estabelecidas pelo Ibama, é para fazer um furo, para saber se há petróleo ali (…) O povo brasileiro tem o direito de saber se tem petróleo ali ou não”, argumentou o petista.
Recentemente, o Ministério de Minas e Energia emitiu uma resposta ao parecer do Ibama, assinado pelo presidente do órgão, Rodrigo Agostinho, que negou a concessão da licença ambiental para o estudo, citando preocupações com o impacto na fauna local e nas comunidades indígenas.
“A comparação com Belo Monte é injusta e carrega um teor ideológico grande”, disse Rui Costa. “Todo debate, quando vai para o campo ideológico, perde a racionalidade. Queremos ver o todo e discutir a melhor solução para os brasileiros, inclusive povos originários, e para o meio ambiente”, complementou.
Publicada por: Pr Elias
Utilize nosso aplicativo para escutar PORTAL PROEVES direto de seu dispositivo movel.
Copyright © 2024 PORTAL PROEVES. Todos os direitos Reservados.