A taxa de desemprego no país foi de 8,3% no trimestre encerrado em outubro. Essa taxa representa uma queda de 0,8 ponto percentual em relação ao trimestre anterior e de 3,8 pontos se comparado com o mesmo trimestre do ano passado. Esta é a menor taxa desde 2014.
No início do governo do presidente Jair Bolsonaro, o desemprego estava em 13,1%, caiu em 2019 e voltou a subir por causa das medidas de lockdown tomadas pelos governadores. Mas vem caindo desde 2021 e deve ficar ainda menor no final do ano, com a previsão de se criar mais 400 mil vagas até o fim de dezembro.
Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, do IBGE. Segundo o levantamento, o n?mero de pessoas ocupadas chegou a 99,7 milhões, aumento de 1% no trimestre e novo recorde histórico. Este crescimento da ocupação vem acontecendo desde o segundo semestre de 2021.
A população desocupada caiu 8,7%, ficando em 9 milhões de pessoas, o menor nível desde julho de 2015. Só neste trimestre encerrado em outubro foram criados 822 mil empregos com carteira assinada, um aumento de 2,3% sobre os três meses anteriores. E a previsão é continuar melhorando.
Publicada por: Pr Elias
Utilize nosso aplicativo para escutar PORTAL PROEVES direto de seu dispositivo movel.
Copyright © 2025 PORTAL PROEVES. Todos os direitos Reservados.