Tempo de leitura: 2 minutos
Nascido em Itacaré, no sul da Bahia, Valdenice Conceição conquistou a vaga olímpica no Campeonato Pan-Americano de Canoagem de Velocidade, realizado em Sarasota, na Flórida (EUA). Com isso, a atleta tornando-se a primeira mulher brasileira a garantir uma vaga na canoagem de velocidade feminina. Ela estreia nos jogos Olímpicos de Paris na quinta-feira (8), às 5h30min.
Embora tenha ficado de fora dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, Valdenice tem uma história espetacular na canoagem. Foi a primeira mulher brasileira a conquista uma medalha em canoagem de velocidade nos Jogos Pan-Americanos, com o bronze no C1 200m em 2015. Em 2017, ela ganhou ouro na Copa do Mundo de Racice.
Para Paris 2024, Valdenice competirá no C1W200 metros. “Estou focada nesse objetivo de representar bem o Brasil e, com certeza, temos grandes chances. A expectativa está em busca dessa tão sonhada medalha olímpica, que é meu principal foco. Esse é um feito inédito e histórico para a minha carreira. É muito gratificante e honroso se eu voltar de lá com essa medalha”, destaca a atleta.
COMEÇOU AOS 13 ANOS
Carinhosamente conhecida como “Neta Canoa”, Valdenice Conceição tem 34 anos e começou sua jornada na canoagem aos 13 anos, destacando-se como uma das principais atletas de sua geração. Sua inspiração veio de seu irmão, também atleta de canoagem.
“Desde pequena, sempre tive esse contato com a água, meus pais são pescadores. Mas foi quando meu irmão Bitta foi para os Jogos Pan, e quando retornou campeão, foi uma alegria muito grande e isso me motivou muito. Todo mundo fez festa na cidade, e essa emoção me motivou a entrar no mundo da canoagem”, lembra Valdenice.
Ela também compartilha uma rivalidade saudável dentro de casa. “Temos uma disputa saudável dentro de casa, de quem tem mais medalhas, mais competições, viagens, mas tudo para a história, para depois contarmos e darmos risada”.
Ela acrescenta que tem uma torcida incrível em casa. “Meu marido, meus filhos, Ismael de 17 anos e Cristiano de 12 anos, que está ingressando na canoagem e ainda está escolhendo se vai competir na canoa ou no caiaque. Somos uma família de canoístas. Atualmente, somos eu, Jack, Diego e Bitta (Dilson), todos nós atletas”, brinca Valdenice.