Foi no sufoco, nos acréscimos, aos 48 minutos do segundo tempo, que o Bahia bateu o Palmeiras, na Arena Fonte Nova, em Salvador, na noite desta quarta-feira (21), por 1 a 0, e quebrou um tabu de 35 anos. Desde 1988, ano da jornada do bicampeonato nacional, o Tricolor não vencia o adversário como mandante. O Bahia também derrubou a invencibilidade do time paulista na Série A do Campeonato Brasileiro 2023.
O único gol da partida foi marcado pelo meio campista Thaciano, que finalizou com categoria ao aproveitar um rebote do goleiro do Palmeiras, o ex-Bahia Marcelo Lomba. O gol saiu após uma linda jogada de Cauly, que driblou ao menos três jogadores adversários, mas foi travado na hora do chute. A bola sobrou para Daniel, que obrigou Lomba a fazer defesa parcial. No rebote, Thaciano empurrou-a para o gol e foi para a torcida.
O Bahia vinha de uma série de resultados ruins, sem vencer havia seis rodadas. Com o triunfo, o Tricolor de Aço pulou para 14ª colocação, com 12 pontos, afastando-se um pouco da zona de rebaixamento. O Goiás abre a zona, com 8 pontos, e nesta quinta-feira (22) enfrenta o Vasco, em São Januário, no Rio de Janeiro.
Na próxima rodada, o Bahia vai até o Rio de Janeiro enfrentar o Fluminense, no sábado (24), às 18h30min, no Maracanã. Um dia depois, no domingo, às 16h, o Palmeiras recebe o Botafogo no Allianz Parque. O Flu empatou hoje em 1 a 1 com o Atlético Mineiro.