G1

Com 27 mil adolescentes sem vacina de HPV, Campinas entra em lista de cidades com força-tarefa federal


Vacina contra o HPV existe no SUS, de graça, desde 2014, mas muitos adolescentes ainda não se vacinaram. Ministério da Saúde inclui 3 cidades da região em força-tarefa para vacinação contra HPV

Campinas (SP) entrou na lista de cidades que participam da força-tarefa federal liderada pelo Ministério de Saúde para ampliar a vacinação de adolescentes de 15 a 19 anos contra o HPV. A metrópole possui 27.281 jovens que ainda não se vacinaram segundo o ministério.

🔍 O HPV, sigla em inglês para Papilomavírus Humano, é uma infecção transmissível por via sexual e está associada ao desenvolvimento de alguns tipos de cânceres como garganta, boca, colo de útero, vagina, vulva e peniano.

📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp

A vacina contra o HPV existe no SUS, de graça, desde 2014, mas muitos adolescentes ainda não se vacinaram. O Ministério de Saúde identificou que 121 cidades possuem alto percentual de jovens de sem vacinação, três são da nossa região.

Pessoas de 15 a 19 anos sem vacina de HPV

"Na rede pública hoje a gente disponibiliza a tetravalente que são pra quatro tipos de HPV [...] a gente prepara o organismo para quando for exposto a este vírus, quando a pessoa começar a sua vida sexual [...] já tenham em seu sistema imunológico prevenido para entrar em contato com esse vírus", diz João Leonardo Pinto, ginecologista do Hospital São Luíz

Força-tarefa

As campanhas de vacinação são voltadas principalmente para quem tem idades entre 9 e 14 anos. Essa faixa etária é a ideal para receber a vacina, pois a imunização garante mais anticorpos na vida adulta.

Devido a baixa procura, o governo federal anunciou a nova estratégia para alcançar jovens de 15 a 19 anos.

A força-tarefa prevê a mobilização de estados e municípios, mas cada cidade tem liberdade de elaborar o próprio planejamento baseado em dados locais. O objetivo é garantir a vacinação para todos adolescentes que não foram imunizados anteriormente.

Com 27 mil adolescente sem vacina de HPV, Campinas entra em lista de cidades com força-tarefa federal

Reprodução EPTV

Como vai funcionar em Campinas?

Segundo a Secretaria de Saúde de Campinas, as doses da vacina contra HPV estão disponíveis nos centros de saúde e não há necessidade de agendamento.

Ela também informou que aguarda orientações do Ministério da Saúde sobre as novas recomendações e que vai definir cronograma para a atual ação de vacinação contra o HPV assim que chegarem as diretrizes.

Além disso, disse que o programa de imunização que acontece desde abril de 2024, o Ministério orienta que seja administrado uma dose única para moradores de 9 a 19 anos.

VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região

Veja mais notícias da região no g1 Campinas

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.