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Quem foi à audiência pública sobre o estacionamento rotativo em busca de explicações da concessionária do serviço, ontem (14), na Câmara de Itabuna, vai ter que esperar até sete dias para conhecer as respostas da TecGold para a maioria das 35 perguntas dos vereadores. Esse foi o prazo máximo solicitado pelos representantes da empresa na sessão, o advogado Rogério Previatti e o diretor-técnico Guilherme do Amaral.
Surpreendeu os vereadores a informação de que os idosos e as pessoas com deficiência são punidos duas vezes quando não encontram vagas reservadas. Primeiro, enfrentam muita dificuldade para estacionar. Segundo, porque, se estacionam nas vagas comuns, perdem o direito à isenção da taxa, de R$ 3,00 por hora.
A Secretaria Parlamentar da Câmara apresentou as questões mais recorrentes levantadas pelos cidadãos que buscaram o Legislativo para reclamar do funcionamento da Zona Azul em sua retomada, demanda do comércio local atendida pelo município em fevereiro.
A bronca mais repetida é a obrigação de pagar o valor equivalente a duas horas de estacionamento (R$ 6,00), quando se extrapola o limite de um hora. O razoável, na opinião dos parlamentares, seria a cobrança de valor correspondente aos minutos excedidos. Outra reclamação é a cobrança em dobro da taxa quando o pagamento não é feito de forma antecipada.
A CULPA É DO EDITAL?
De acordo com os representantes da TecGold, todas as cobranças e suas especificidades estão previstas no edital da concessão. A empresa informa que já disponibilizou 1.300 das 1.860 vagas do estacionamento rotativo. E que, hoje, atua com 33 monitores, o dobro do previsto para o número atual de vagas disponíveis.
Houve consenso, entre os vereadores, sobre os efeitos positivos do retorno da Zona Azul para a racionalização do uso das vagas no comércio. Eles também concordaram que o funcionamento do serviço carece de revisão, especialmente a parte das cobranças, o que será objeto de requerimento à Prefeitura de Itabuna.