loader

Rui pode ser indiciado em CPI do RN

  • Home    /
  •    Notícias    /
  • Rui pode ser indiciado em CPI do RN
Rui pode ser indiciado em CPI do RN

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), pode ser indiciado pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura a compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste, instalada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, que deve entregar seu relatório no dia 16 de dezembro.

Segundo o grupo de deputados baianos que se reuniu com o presidente da CPI, Kelps Lima, o relatório deve pedir o indiciamento de várias pessoas na Bahia, começando pelo ex-chefe da Casa Civil Bruno Dauster, que intermediou o negócio com a empresa Hempcare.

Outro possível indiciado é o governador Rui Costa, que presidia o Consórcio Nordeste e fez a compra através do Governo da Bahia. O presidente da CPI potiguar afirma que o envolvimento de Rui e Dauster devia ser investigado a fundo pela Alba, mas o governador tem mais de 70% dos deputados sob seu controle e está protegido.

A compra dos 300 respiradores, sendo 60 para a Bahia, foi errada desde o início. O equipamento foi encomendado a uma pequena empresa que faz produtos à base de maconha e nunca atuou na área médica. Ela ia contratar uma segunda que não tinha capital social para esta compra e nunca tinha fabricado nada.

A empresária Cristiana Prestes Taddeo, dona da Hempcare, afirmou em depoimento à Polícia Civil que Dauster pediu que ela superfaturasse os equipamentos e tratava da compra por mensagens de Whatsapp. Apenas dois dias depois de assinar o contrato, a Hempcare recebeu o pagamento integral de R$ 48,7 milhões.

Ela também contou que Dauster pediu uma "comissão" de R$ 400 mil, que foi paga, a Carlos Kerbes, amigo do ex-homem de confiança de Rui Costa e sócio do irmão dele, Jorio Dauster. Toda a negociação entre a Hempcare e Dauster foi acompanhada por Carlos Gabas, secretário-executivo do Consórcio Nordeste.


Publicada por: Pr Elias

BAIXE NOSSO APP

Utilize nosso aplicativo para escutar PORTAL PROEVES direto de seu dispositivo movel.

img

Copyright © 2024 PORTAL PROEVES. Todos os direitos Reservados.