G1

Quadrilha suspeita de aplicar golpes em Ribeirão Preto, SP, recebia mercadorias no lugar dos compradores


Anúncios em site de compra e venda de produtos eram clonados e produtos eram entregues aos criminosos. Oito pessoas foram presas na sexta-feira (21) pelos crimes de estelionato e associação criminosa. Oito homens são presos em Ribeirão Preto, SP, suspeitos de aplicar golpes na internet

A quadrilha presa na tarde de sexta-feira (21) em uma área de lazer em Ribeirão Preto (SP) usava informações de laranjas para criar contas falsas e clonar anúncios verdadeiros em uma plataforma de compra e venda de produtos na internet.

Siga o canal g1 Ribeirão e Franca no WhatsApp

Segundo a polícia, o esquema começava com um anúncio clonado e, a partir do momento em que uma pessoa com interesse no produto tentava comprar o item, os criminosos entravam em contato dizendo que tinha uma falha na transação e enviavam o link do anúncio original.

A vítima fazia o pagamento, só que a mercadoria era entregue para a quadrilha.

Golpistas clonavam anúncios reais e recebiam produtos no lugar de compradores em Ribeirão Preto, SP

Reprodução/EPTV

À EPTV, afiliada da TV Globo, o delegado Diógenes Santiago Neto disse que, além do consumidor, o próprio site de compra e venda de produtos era lesado.

"É toda uma engenharia de golpe. A gente tem uma empresa idônea que é lesada, mas depois ressarcida e uma vítima, um consumidor final, que faz aquisição de um produto, só que esse produto não é entregue para ele e sim para o golpista, no endereço fornecido pelo golpista. Temos a plataforma como vítima também".

LEIA TAMBÉM

Enfermeiro que perdeu R$ 30 mil ao tentar vender carrinho de bebê diz que golpista ainda ofereceu advogado: 'Humilhado e triste'

Na casa onde oito suspeitos praticavam o golpe foram apreendidos computadores, caixas de som, celulares, cartões de crédito e equipamentos eletrônicos.

O local estava alugado há, pelo menos, uma semana. Todos os envolvidos foram presos em flagrante e levados para a Central de Polícia Judiciária (CPJ). O caso foi registrado como estelionato e associação criminosa.

Área de lazer em Ribeirão Preto, SP, era utilizada como central de golpes de anúncios clonados na internet

Cacá Trovó/EPTV

Site de vendas suspeitava da fraude

A polícia agora quer saber para onde as compras eram entregues. Segundo o delegado, a empresa do site de vendas já suspeitava da fraude.

"Nós fizemos um contato preliminar com a empresa, com a plataforma, que nos disse que já estariam até com uma representação pronta a ser feita para o Deic [Departamento Estadual de Investigações Criminais] tendo em vista a grande quantidade de prejuízo que eles vinham sofrendo na cidade de Ribeirão Preto. Eles vão fazer este levantamento a partir dos dados que fornecermos para eles".

As investigações seguem para também identificar as vítimas e o prejuízo causado a cada uma delas.

Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca

VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto e região

Baixe o nosso aplicativo

Tenha nossa rádio na palma de sua mão hoje mesmo.